Curiosity completa cinco anos em Marte e NASA divulga vídeos do planeta vermelho

A sonda Curiosity da NASA acaba de completar o seu quinto aniversário na superfície de Marte, o que é um grande feito para um equipamento que foi projetado para uma missão de no máximo 687 dias, ou menos de dois anos. E em homenagem a essa data, o Laboratório de Propulsores a Jato da NASA criou uma fantástica linha do tempo com vídeos dos cinco anos de viagem da Curiosity em solo marciano.

Além das imagens da câmera de monitoramento de perigos, o vídeo mostra um mapa da região de Marte em que a sonda pousou, para ajudar na percepção do caminho percorrido por ela. No canto superior direito no vídeo estão algumas informações como a data terrestre equivalente ao dia em que a filmagem foi feita.

Embora o tamanho reduzido do mapa dê a impressão que apenas uma pequena área foi percorrida pela sonda Curiosity, a distância total do percurso é de mais de 16 quilômetros, bastante em termos de exploração espacial.

As informações coletadas por ela durante estes cinco anos são de um valor imensurável para a NASA e todos os outros pesquisadores ao redor da Terra. É impressionante que possamos assistir toda à jornada do solitário robô em apenas cinco minutos, mas as montanhas de poeira e pedras podem decepcionar aqueles que esperavam uma paisagem mais alienígena.

A próxima sonda da NASA, com lançamento esperado para julho de 2020, deve ser bastante semelhante à Curiosity em termos de design e instrumentação. A missão deve ser direcionada a uma nova área de Marte, atualmente inexplorada, mas que ainda não foi revelada. Até lá, você pode se candidatar para o cargo de defensor da Terra, se for americano.

O que você achou da superfície de Marte? Teria coragem de ir em uma missão até o planeta?

Diga nos comentários.

Fonte.: Tudocelular.com

Anúncios
por freireteacher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s